sábado, 18 de julho de 2009

Autonomia do sentimento: a inveja


Desconheço uma pessoa que não padeça desse mal: a inveja. Como qualquer outro sentimento a inveja também é autônoma, simplesmente a sentimos e ponto. O fenômeno que me impressiona é que as pessoas negam esse sentimento exatamente porque está catalogado entre os mais detestáveis. Como é comum escutar frases como "cuidado com a inveja"; "fulano é invejoso"; "as pessoas têm inveja de mim" e seu revés, "não tenho inveja de nínguem"; "nada me provoca a inveja"; "não sei que sentimento é esse".
Grande bobagem, palavras ao vento, a inveja está presente em todo ser humano, faz parte dessa gama de sentimentos que trazemos no nascimento e está prontinha para potencializar, é só pintar uma determinada situação que a maldita desperta de sua letargia.
A inveja é um sentimento sem um único rosto, é multifacetada. Aparece na forma de sorriso, de elogio, de ironia, de brincadeira, de piada, de maldade, de traição e até de assassinato. A inveja matou Caím.
Há como domá-la, como impedir sua manifestação. Basta enquadrá-la na área dos sentimentos que não podem atuar em hipótese alguma. Vale até uma Ave-maria, um Pai-Nosso e um Glória. Assim Deus se compadece e ajuda o invejoso a se recolher.
Mas a minha antipatia maior não é do invejoso, esse se consciente, está sob controle. Minha antipatia é dos eternos invejados. "Minha chefe tem inveja de mim, por isso me prejudica"; "meus colegas morrem de inveja de mim, só porque sou excelente no que faço"; "minha vizinha tem um olhar de inveja que até me benzo". Ai meu Santo! Que idéia agigantada de si próprio faz com que alguns idiotas se sintam invejados a todo tempo. Tem gente horrenda que se diz invejado, gente de inteligência mediana que se vê cercada pela inveja de todos, gente que nunca se destacou por um feito importante na vida, mas que a seus olhos todos invejam e queriam ser como elas, medíocres. Só pode ser isso. Pelo amor de Deus, além de lidar com a inveja ter que lidar com a vaidade e prepotência é uma dobradinha infernal para enfrentar. Só abatendo a tiro.
Já que a inveja existe vamos invejar o realmente invejável e dormir acalentados pelo belo e desalentados por não ter tido o privilégio de ser "o invejado". Ah, tem mais uma, inveja sem ação direta não prejudica nínguem, não impede que a gente vença. Basta de desculpas para a própria incompetência. Se a força dela fosse tão poderosa, os grandes cientistas, grandes artistas, grandes pensadores, não resitiriam para completar a obra. Estariam todos mortos. E as mulheres bonitas? Que Deus as proteja.

3 comentários:

  1. Gostei do post! O invejado tem sempre mil desculpas para não se responsabilizar pelos fracassos!

    ResponderExcluir
  2. Ei, ei! Estou aqui, óh =)

    E é isso aí, vamos desnudar a inveja de seus preconceitos! Sejamos mais justos, mais confidentes e mais amigos de nós mesmos! Os males do mundo seriam menores se negassemos menos e assumissemos mais, se encarassemos e se, principlamente, perlaborassemos mais as nossas humanidades...

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai, desculpa, mas invejei o seu post, gostaria de tê-lo escrito. rs! Estou brincando, mas posso copiar parte dele para o meu?
    Bjs!

    ResponderExcluir