quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

"PRONTO FALEI"

Nova onda nacional: "pronto falei". Tenho escutado essa dupla da boca de todo brasileiro, que encontro ou falo ao telefone. Muitas vezes a pessoa quer dizer uma coisa mais pesadinha, ou fazer uma observação a sua conduta, usa o "pronto falei" e  a situação está resolvida. É mais ou menos como o famoso, não menos culpado, que o "fui mal". A primeira é de exclusividade de pusilânimes que nunca se posicionam e quando o fazem, saem com um "pronto falei". Esse memorável feito merece uma comemoração à la Champagne em casa, às vezes Cidra, é mais baratinho. O segundo é uma saidinha clássica de coisas que não poderiam ter sido feitas. Por exemplo : dirigir bêbado e atropelar 5 pessoas, deixando 3 sem vida. Ao invés de se matar para não carregar a culpa, só murmura:"fui mal".








Logicamente ambas as expressões têm um aspecto positivo Só falarei da primeira. Eu a vejo como uma liberação de coisas guardadas e resguardadas. Um dia a pessoa revela a antipatia e já se desculpa com o antipático "pronto falei". Falasse antes, que medo é esse do "Nada", que atormenta a alma do ser humano e passa a vida engolindo coisas indigestas e um belo dia libera a alma, mas não dá ao outro nem o direito de defesa, nem uma possibilidade de mudança de comportamento se fosse informando antes do que chateava o chateado. Aliás os chateados também chateiam muito os outros. Eles adotam formas sub-reptícias de se vingarem.

Não existe ser humano que passe por cima de ofensas ou humilhações. Abro um parênteses para deixar claro que as ofensas e humilhações estão, na maior parte das vezes, embutidos nos complexos e fragilidades de cada um. O ponto é que a forma de dar o troco, nunca é a tradicional. Ela aparece nas formas mais diferentes e de tal forma que o outro nem se dá conta que "aquele comentário maldoso", é um troquinho por algo que estava guardadinho e já mofado pelo ódio. Mas, e a coragem de dizer? E a coragem de enfrentar? O enfrentamento pressupõe perdas, que nem sempre são interessantes para os adeptos do "pronto falei", a grande glória a ser conquistada!

O "pronto falei" expressa duas características da pessoa: a primeira é a covardia de não resolver os problemas na hora e a segunda, que é, de certa forma benéfica para ela, é a liberação do que só com um "pronto falei" por trás, dá conta. Observe que o `'pronto falei" pode ser expressado de outras formas. Também não pode passar desapercebido que o "pronto falei!", precede uma fuga rápida do local. O covarde não fica para escutar a resposta, ele não a suporta. Até chegar à ação heroica de falar algo ofensivo para alguém, ele já passou por várias etapas, (rsrsrsrs) e também já escutou muitas e não reagiu.

Afinal, as pessoas não são únicas? Siderar o outro é uma arte, mas há de saber fazê-lo e isso é para poucos.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário