sábado, 19 de fevereiro de 2011

CHUMBINHO











Foi assim, depois de 12 anos ele se foi. Quando chegou era tão pequenininho que podia dormir em uma caixa de sapato, não cresceu muito, só o bigode que precocemente apareceu aos seis meses de idade. Essa é a história de um cachorro, não um cachorro qualquer, era o Chumbinho. Escrever sobre ele dói mais que bala de revólver, mas como furtar-me a dedicar-lhe uma homenagem pública em que as lágrimas embaçam as letras.? Só de escrever seu nome, Chumbinho, fico com o coração apertado porque você era bonitinho demais, bonzinho igual eu nunca vi e no seu silêncio você se impunha como uma pessoa da família. O pior é que você era um cão, mas um cão só é um cão para os outros, você era o meu cão. Eu não sou de abraços e beijos com ninguém, você não foi uma exceção, mas você sabe que eu te amava.










Olha Chumbinho há coisas na vida que a gente não sabe explicar. Tentarei. Eu estou longe de nossa casa e hoje vi um esquilo morto na gramado de um jardim. Sua imagem me veio à cabeça de imediato. Ele estava com os olhos abertos tal qual você ficou quando se foi. Fiquei paralizada perante a cena e pensei, meu Deus que saudade dele, era a sua imagem. Era saudade que amarga a boca, saudade que dá vontade de correr sem rumo para ela despregar da gente, era saudade que eu trocaria um tempo da minha vida para te rever correndo, latindo para os outros cachorros, olhando para mim com os olhos pingados, procurando Paula pela casa quando ela não estava e eu falava seu nome. É saudade que essa palavra não contém a intensidade do seu significado.










E agora? Não tem mais agora para nós, nós já fomos. Quando contei à Virgínia que você tinha sido sacrificado foi a hora mais difícil, você estava sendo sacrificado, você estava doente meu Querido, essa barbaridade tinha que ser feita. Hoje fico pensando que sentir essa dor quer dizer que valeu a pena te ter. Você foi com a inocência de criança dormindo, isso me estraçalha o coração. Será que existe o paraiso dos cachorros? Será que a gente não se sentiria melhor se nas homilías os padres falassem da vida eterna dos animais? Seria um consolo para quem por essa perda está inteiramente inconsolável.










Você não morreu Chumbinho, vamos fazer de conta que a qualquer hora você chegará do banho todo saliente com gravatinha. Vamos fazer de conta que nada aconteceu. Vamos fazer de conta que você, meu cachorrrinho, só veio a esse mundo para me conhecer, para dar alegrias à Paula e depois ir embora. Missão cumprida com a galhardia de um cão. Amor para sempre, saudade pior castigo, insubstituível, nem um mágoa, nem uma traição, meu Chumbinho. Se todos fossem iguais a você, já ouviu isso? Seria mais fácil viver. Chumbinho.....










4 comentários:

  1. Bela e merecida homenagem. Ele foi um cão muito especial!!
    Foi difícil levar o Chumbinho com a Paula para ser sacrificado. Ele, tão alegre e espertinho no carro, olhando pra tudo, saiu correu, comeu a ração dos gatos do pet shop e com uma rápida injeção se foi... Paula aos prantos na volta e eu sem saber como consolá-la. Que palavra eu poderia dizer para amenizar a dor dela? Nenhuma. Não há nada mais dilacerante do que a dor daqueles que a gente ama e a nossa impotência.
    Apesar de tudo, fui testemunha de que vcs fizeram de TUDO para salvá-lo e darem a ele uma vida de qualidade, cuidados, amor.
    Ele estará sempre presente, nas fotos, nas lembranças, no coração!!
    Assim, long live Chumbinho!

    ResponderExcluir
  2. Cristina
    Já perdi muitos cães ao longo da vida. Guardo de todas uma lembrança que ainda hoje me machuca. Foram os melhores amigos que tive, os que mais me amaram. Nada se compara à alegria de ter um cão. Conheci o Chumbinho e me apiedei do seu sofrimento. Vc. teve misericórdia, e seu último ato foi um gesto de amor. Ao querido Chumbinho, só desejo que tenha virado uma estrela no céu, como todos os meus cães já falecidos.

    ResponderExcluir
  3. Cristina, eu vi no FB, o registro desse sofrimento. Não tive coragem de te escrever...
    O Chumbinho me era muito querido.
    Há poucos meses minha irmã teve que fazer isso mesmo com a Cléo, uma Beagle muito linda e querida. É doloroso demais.
    Mas vamos pensar nele com o carinho que ele nos inspira e ele permanecerá vivo.
    Palavras para consolar o inconsolável...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Cristina, eu te entendo, compartilho contigo essa dor porque já tive também uma cadelinha muito amada chamada Pipoca.
    Querida professora, fico feliz de poder escrever aqui sobre isso, e te admirar ainda mais pelos seus sentimentos, por incrível que pareça, parecendo nas aulas tão dura, mas engano, seu coração é de mel...

    Eu acredito também que os cachorrinhos estão com Jesus, porque realmente são criaturas que vêm nos ensinar como podemos ser puros...

    ResponderExcluir